Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Caminhos e dificuldades em Recuperação

Caminhos e dificuldades em recuperação

1 – PERDA

Dor e perda são um processo onde nos percebemos sem o objeto ou pessoa perdida e podemos começar a formar e estabelecer novos relacionamentos. A dor é a perda real ou imaginária da pessoa ou objeto querido [exemplo a droga]. A dor é uma reação normal a uma perda. Qualquer perda básica pode causar sofrimento. Dor e perda [luto] são geralmente considerados como experiências negativas devido aos fortes sentimentos que despertam.
Toda pessoa de qualquer credo, religião, raça. Status, cultura, passam pôr experiências de sofrimento e momentos de dor, pois essa é uma experiência individual e universal.






2 - PROCESSO DE PERDA DESDE O NASCIMENTO

*Vida intra-uterina - perda do espaço gostoso do contato profundo a mãe
* Primeira infância - perda do colo, a vinda de outro irmão
*Adolescência - mudança da voz, perda do corpo infantil
*Casamento - perda do seu papel de casa junto aos pais
*Separação - perda da companheira pelo divórcio ou morte
*Nascimento dos filhos - perda do seu espaço junto à esposa

E assim até a morte.





3 - DOR DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

A natureza da dependência química implica em várias perdas para o doente:
*emocional, sexual, trabalho e outras pessoas.
O dependente químico sofre perdas acentuadas e mais graves do que qualquer outro, está relacionado à natureza da doença crônica/incurável progressiva - fatal - multifacetada.
O relacionamento ou apego da pessoa com o químico é semelhante ao apego de um grande amigo •esposa ou namorada. O luto poderá durar até por anos. A dependência química torna-se uma maneira de vida: é um relacionamento destrutivo. A pessoa tem a sua auto-estima diminuída, com recursos internos e externos limitados para lidar com a complexidade da vida.
Com o tratamento/recuperação, a pessoa percebe a perda da sua individualidade/identidade. A maior parte não consegue conceber um futuro sem as drogas. Existindo sim a necessidade de um processo de rendição [primeiro passo] diante das drogas. À medida que a realidade, ou seja, o tratamento/recuperação se torna mais e mais aparente surgem sentimentos tais como: vazio – angústia
http://www.adroga.casadia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário